STJ altera sistema de peticionamento eletrônico

STJ informou que vai alterar a forma de vinculação/peticionamento eletrônico a partir da segunda quinzena de março de 2017.

A tecnologia APPLET (utilizada até então pela plataforma de peticionamento virtual do STJ) não será mais adotada pelos desenvolvedores de navegadores de internet porque o plugin APPLET já foi superado por outras ferramentas de certificação digital.

Segundo informado pelo próprio STJ, o rito para peticionamento eletrônico será facilitado, mais intuitivo. Em resumo, o passo a passo do protocolo de petições se dará da seguinte forma: “após o login no sistema e-STJ por meio do certificado digital, o usuário receberá um aviso para fazer o download do aplicativo de assinatura eletrônica. Dentro do ambiente do programa, o usuário deverá selecionar os arquivos que deseja enviar e realizar a assinatura. Após o registro de assinatura, os documentos serão encaminhados automaticamente para a base de dados e ficarão disponíveis para conclusão do cadastro das petições no site do STJ”.

As ferramentas tecnológicas que venham a tornar nossa prática mais simples, menos burocrática e mais segura são válidas e devem ser prioridade dos setores de tecnologia de informação dos Tribunais.

Mas, eu esperava que, ao longo dos anos, houvesse uma padronização de utilização do PJE, que já vem sendo utilizado pela Justiça Federal, pela Justiça do Trabalho e pelos TJ´s de alguns Estados; sobretudo porque o PJE vem se sofisticando, com fundamento nas críticas dos servidores e dos advogados, o que vem melhorando a qualidade e estabilidade daquela plataforma.

Enfim, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Para saber mais, leia: http://migre.me/wfkHE

Até a próxima!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s