Formalização de Reclamação no Procon via dataged e com videoconferência por Skype

proconfortaleza

Olá, amigos,

Quero repassar uma dica muito interessante que, inclusive, foi baseada em uma vivência pessoal.

Precisei reclamar contra o serviço da operadora de cartão de crédito, mas nunca conseguia que atendessem ao meu pedido, nem mesmo conseguia conversar seriamente com “alguém que tivesse poder de decisão”.

Depois de duas noites insones, tive a brilhante ideia de consultar o google em busca de solução, eis que surge o PROCON FORTALEZA VIRTUAL.

Através do link http://177.19.248.173:8888/dataged/inclusao_visual/ é possível registrar reclamação virtual e realizar seu acompanhamento.

(Há um aplicativo para smartphone que também serve para prestar reclamação, mas, mesmo sendo bem adaptada a operar app e tendo uma noção legal de informática; a funcionalidade do app deixou muito a desejar…)

Fiz um pré cadastro com login e senha de acesso, a qual me foi enviada por email do próprio sistema Dataged. Preenchi um formulário simples, informando dados pessoais, objeto da ocorrência e meu requerimento de providências.

O Dataged permite a vinculação de documentos via PDF. É uma plataforma bem simples, mesmo que você não tenha afinidade com tecnologias vai conseguir registrar a reclamação.

Em míseros 10 minutos, eu já tinha uma reclamação recebida e pronta para ser analisada pelos técnicos do Procon!

Tão logo fosse formalizada/validada a reclamação, a operadora de cartão de crédito seria comunicada por email para prestar esclarecimentos. No prazo de 15 dias úteis, eu e a reclamada entraríamos em composição, do contrário, seria agendada uma audiência via Skype com a mediação de um conciliador do Procon Fortaleza.

Nos dias que se seguiram ao protocolo da reclamação, 5 dias para ser exata, recebi em minha caixa de email um arremedo de pedido de desculpas. Imagino como deve ser dificílimo assumir que o consumidor tem razão…

Meu problema foi solucionado. Imediatamente, entrei em contato com o Procon para informar que estava satisfeita com o resultado da reclamação e FIM.

Poupei a mim mesma, no mínimo, tempo e muita paciência.

Embora eu seja advogada, sou uma ferrenha defensora da composição e dos meios alternativos de solução de conflitos.

Eu não tenho sangue de barata ou fujo de brigas, mas  meu tempo é muito valioso para ser gastos em longas ligações para call center, audiências estressantes e peticionamentos em um processo judicial que talvez nem satisfizesse meu sentimento de justiça.

Até a próxima!

 

 

 

Deixe um comentário

